É uma palmeira nativa da Amazônia. Possui como habitat a mata virgem alta de terra firme.
Palmeira monocaule que pode atingir 20m de altura, 20 a 25cm de diâmetro do tronco. Além de ornamental para paisagismo devido a coloração intensa das folhas e frutos, a polpa do fruto é utilizada no preparo do “vinho de bacaba”, a qual dá frutos em cachos com dezenas de caroços. Deliciosa e refrescante, a bacaba é, no entanto, menos popular que o açaí. É muito usada também para fazer sorvetes.
A propagação da bacaba é feita por sementes. Para formação das mudas, as sementes ou os frutos são colocados para germinar, após a colheita, em sementeiras contendo adubo orgânico e solo areno-argiloso, como substrato. Entre 60 e 120 dias ocorre a emergência da raiz.
Dois cachos coloridos, geralmente em tons vermelhos e amarelos, pendem um pouco abaixo das folhas. O fruto é uma drupa sub-alongado quando jovem, subglobosa quando adulto podendo atingir até 3,0 gramas. É arredondada, de casca roxa e polpa branco-amarelada, rica em um óleo, de cor amarelo-clara.
Araçaris, anambés, psitacideos, dentre outras.
Nativa da Amazônia, distribuída pela Bacia Amazônica, com maior freqüência no Amazonas e Pará, tendo como habitat a mata virgem alta de terra firme.